Friday, December 1, 2006

O Jardim Maria Lamas

O Jardim Maria Lamas é um dos poucos espaços verdes construídos em Torres Novas após o 25 de Abril. Além do espaço -que nunca foi dignamente aproveitado-ser um dos mais belos recantos da cidade, constitui igualmente um espaço de homenagem a uma torrejana de mérito - reconhecida em todo o país : MARIA LAMAS.
(a verdade é que o Largo Humberto Delgado é um espaço desleixado; no parque da Liberdade a Placa de Homenagem aos anti-fascistas torrejanos presos pela PIDE foi vandalizada e nunca foi reposta; agora é o espaço que se reservou a Maria Lamas ser entaipado pelo betão.)
Curiosamente no PS local há três posições manifestadas na Assembleia Municipal. De acordo com o JORNAL TORREJANO Luís Gaspar Lopes, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro absteve-se tendo mostrado o seu desacordo; Manuel Filipe responsabiliza os autarcas PSD do passado ( quando o PS é poder desde 1993) e José Trincão Marques acaba por defender o executivo de António Rodrigues afirmando que o Betão a erguer não afectará o Jardim.
A oposição contesta. Os cidadãos na zona contestam.
Os torrejanos em geral desconhecem o que se passa e o projecto em concreto.
Tudo porque o urbanismo municipal continua a ser discutido exclusivamente nos corredores da velha casa junto do Castelo...
Como se ali fosse o principio e o fim de tudo.
Alegremente vamos deixando a construção do Donut (usando a imagem do Jorge Salgado Simões) do Almonda, crescer, crescer, como uma bola de sabão, brilhante mas prestes a rebentar

José M. Pereira

1 comment:

graça martins said...

Penso que seria importante ter uma noção do projecto para o espaço em questão, assim como das normas do PDM referentes a Torres Novas para ter uma opinião mais acertada e conscienciosa sobre o assunto. De momento eu não tenho qualquer desses dados, espero que alguém mais informado possa participar para nos dar mais luz sobre esta situação.

De qualquer modo, creio que um PDM e a organização do espaço urbanístico tem de responder a regras de inserção que respeitem espaços verdes proporcionais. Do mesmo modo, existem regras para a intervenção urbanística referentes a centros históricos que, nem sempre, são considerados, mas que exigem espaço liberto, distancia suficiente para o centro histórico respirar...(a semana passada passou um documentário na TVN precisamente sobre estes assuntos).

Espero que o Fórum se dinamize e nos traga participações acertivas e construtivas que auxiliem a reflexão crítica sobre estes assuntos tão delicados para quem vive próximo das intervenções.

Abraços,
Graça Martins